quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O eterno sorridente

Estavam todos na mesa do jantar, pois era domingo, o dia que a família se reunia, num momento profundo de silêncio antes da grande bagunça que ia por vir, acontece um imprevisto, um som que todos já escutaram, mas ninguém quer emitir. Miguel, a única criança da família dá uma risadinha... Todos da mesa já poderiam ter a certeza de quem foi engraçadinho...Só podia ser o Rômulo,o vovô da família,todos da mesa ficaram com muito nojo,mas como todos dalí eram bem íntimos,prosseguiram o jantar.
Terminado o jantar, todos foram sentar no grande sofá da sala, o mesmo que já tinha convivido muitas e muitas alegrias da família.Não poderia haver outra ocasião melhor para Rômulo soltar suas piadinhas sem-graça,quando Rômulo começou a piada,todos alí ao redor murmuravam:
-Lá vai!
Rômulo como quem não ouviu nada, começou:
-Gui!
Guilherme faz aquela cara de abatido, como quem não está interessado, como todos dalí,disse:
-O que foi vovô?
-Gui... -olha que ele está se referindo a um homem de 23 anos - Sabe o que o fósforo falou para a caixinha de fósforo?
Guilherme em um tom de muita intolerância disse:
-O que vovô?
Em um tom de muita alegria de Rômulo, disse radiante:
-O fósforo disse para a caixinha que: Por ti eu perco a cabeça!
Ele obviamente deu risada, mas para a sua decepção ninguém deu nenhum riso, nem mesmo Miguel, que dá risada por qualquer coisa, e para deixá-lo ainda mais triste, Ronaldo, o mais inteligente e também o mais metido, disparou:
-Guilherme!Tenho uma piada para te contar.
-Diga!-Disse Guilherme, de forma curiosa.
-Um avião cheio de políticos partiu para a Europa. No meio do caminho o avião começa a ter problemas e cai. Agora eu te pergunto, qual é a diferença de acidente para a tragédia?
Guilherme não soube responder. Então Ronaldo concluiu sua piada.
-O acidente foi a queda do avião, já a tragédia foi que os políticos sobreviveram.
Não faltaram risos e gargalhadas, Miguel quase chorou de rir,mas ninguém percebeu que Rômulo saiu,foi ao banheiro bem devagar, com a mão no peito, parecia realmente muito mal.
Passaram-se uma hora e Rômulo ainda não tinha chego, foi quando Marta, sua mulher, notou a sua falta. Perguntou a Rose, sua filha, mas Rose não sabia.
Quando Marta foi verificar no banheiro, se deparou com uma cena deprimente. Rômulo estava caído no banheiro, havia uma enorme poça de sangue no chão e também uma mancha de sangue na quina da pia do banheiro, certamente porque Rômulo poderia ter batido a cabeça na quina da pia.
Marta berrou muito enquanto todos estavam na sala, dando risada a mais uma engraçada piada contada por Ronaldo. Quando Rose percebeu e foi até lá ver o que tinha acontecido, ficou desesperada, pois era o seu pai alí, e gritou pedindo para ligar para uma ambulância imediatamente.
Todos começaram a ficar desesperados, quando a ambulância chegou já era tarde. Os enfermeiros foram até Marta para comunicar o falecimento de seu marido, quando os enfermeiros comunicaram, Marta ficou muito abalada, Marta desmaiou, todos da casa ficaram desanimados.
No velório não faltou choro e tristeza, principalmente da parte de Marta, Rose e Miguel.
Era chegado o dia do enterro, a família toda compareceu, era um enterro muito triste, Marta, Rose e Miguel choravam bastante, lamentavam a morte de Rômulo. Quando o caixão ia descer na cova, Marta fez um discurso muito tocante:
-“Quando Rômulo estava presente não soubemos dar a atenção que tanto lhe fazia contente, agora, só nos sobrou a lembrança de seu rosto sorridente.” – Enquanto ela dizia essas palavras, o caixão descia.
Foi quando ninguém resistiu e choraram muito.

5 comentários:

Espaço do João disse...

Rubens.
Tu tens um bom poder de escrita, sabes dramatizar,fazes uma bela descrição. Continua porque estás no bom caminho. Então o amigo é da foz do Iguaçu, onde se encontra a maior usina de produção de energia hidraúlica? Não sei se sabias que a minha profissão foi Montador de usinas hidraúlicas, térmicas, transporte de energia, subestações postos de transformação e manutenção Industrial. Também passei pela construção naval. Já estive no Brasil, no Paraguai, Venezuela, outros países da américa latina, muitos países africanos e Europeus. Actualmente estou aposentado mas, ainda tenho uns bicos para me destrair. Abraços João.

Rubens disse...

Olá João!
Obrigado pelo grande comentário que sempre fazes!
Sim,moro em Foz do Iguaçu,a usina que produz a mais energia do que todas do MUNDO!!!
E também aqui tem as Cataratas do Iguaçu,uma das 7 maravilhas do mundo natural (não sei se sabia).E aqui tem também muitas outras belezas naturais.
Foz do Iguaçu é uma cidade linda,rica em belezas naturais.
Obrigado pela vizita.
Abraços.

Espaço do João disse...

Olá Rubens.
Então como estás? Sabes uma coisa que ainda não te tinha dito? É o seguinte.- Uma das minhas viagens de profissão foi à usina de Iguaçu. Não quis dizer antes até saber que vivias na foz de Iguaçú. Foram poucos dias mas não estou arrependido, antes pelo contrário,gostei imenso e a espectacular hospitalidade do seu povo quase nada tem a haver com o resto do Brasil. Por tudo isto digo-te, cresce e estuda para que um dia possas vir a Portugal e terás a minha casa à tua disposição. Recebe um abraço do teu amigo João. Aparece no meu blog.

Rubens disse...

Olá João!
Obrigado pela ótima hospitalidade e espero quando ficar mais velho ir à um belo país,assim como Portugal,para passar as minhas férias.
Um abraço.

Rubens disse...

Olá João!
Obrigado pela ótima hospitalidade e espero quando ficar mais velho ir à um belo país,assim como Portugal,para passar as minhas férias.
Um abraço.